fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

SOFIA RIBEIRO PRESSIONA INSTITUIÇÕES EUROPEIAS SOBRE O LEITE (COM VÍDEO)

A Eurodeputada Sofia Ribeiro interveio na sessão plenária desta semana em Estrasburgo, alertando a Comissão Europeia para que "tenha a noção dos efeitos no mercado laboral das suas políticas noutros sectores", numa referência ao que se está a passar na fileira do leite.

De facto, a diminuição do preço do leite pago ao produtor e a consequente redução do seu rendimento, está a levar o sector a uma situação dramática. Segundo Sofia Ribeiro "o fim do regime de quotas leiteiras está a resultar numa degradação do emprego, fruto da contínua e abrupta queda do preço do leite, com especial impacto em Regiões mais vulneráveis, como as Regiões Ultraperiféricas, como é o caso da minha Região, os Açores," tendo questionado o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovski, "se a Comissão prevê compensar os trabalhadores agrícolas atirados para uma situação precária de emprego? Com que mecanismos?".

A Eurodeputada desencadeou também uma série de diligências junto do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia para chamar a atenção para a consequência das suas decisões, especialmente nos territórios mais distantes do centro europeu. Para Sofia Ribeiro "é fundamental que consigamos pressionar a Comissão Europeia através de todos os meios possíveis e sensibilizar os nossos colegas no Parlamento Europeu para a situação de emergência que o sector do leite atravessa, especialmente nos Açores, em que é um sector estrutural para a nossa economia", tendo prosseguido "foi neste sentido que, em conjunto com os meus colegas do PPE, maior partido político no Parlamento Europeu, enviei uma carta ao Comissário a alertar para a situação do sector agrícola nas Regiões Ultraperiféricas, bem como, juntamente com os meus colegas espanhóis do PPE, realizei uma questão escrita à Comissão Europeia a solicitar o aumento dos preços de intervenção pela Comissão. Ainda esta manhã, fui também co-autora, juntamente com a delegação portuguesa do PPE e de outros eurodeputados, de uma proposta de declaração escrita no Parlamento Europeu, também para solicitar o aumento dos preços de intervenção da Comissão e amanhã mesmo, dará entrada na Comissão Europeia, nova questão minha sobre a crise do leite nos Açores". 

A finalizar as suas declarações, Sofia Ribeiro concluiu que "Os 500 milhões de euros anunciados pela Comissão são muito importantes, mas importa agora fazer pressão e sensibilizar os decisores políticos que estarão presentes nas próximas reuniões técnicas, que terão lugar já na próxima semana no Luxemburgo, para que tenham em consideração as nossas necessidades. É importante que Portugal e consequentemente os Açores, possam ser devidamente compensados e protegidos por esta má decisão, que não teve em conta outros factores que não económicos. Não podemos parar na defesa dos interesses do sector agrícola da nossa Região".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot