fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 6 de setembro de 2015

INAUGURAÇÃO DE REABERTURA DA ACADEMIA MUSICAL DA POVOAÇÃO CONTOU COM A PRESENÇA DE CAROLINA VIEIRA (VÍDEO)

Reabriu ontem, 5 de setembro de 2015, as portas da Academia Musical da Povoação, colocando assim à disposição de todo o Concelho da Povoação a aprendizagem e o aperfeiçoamento musical.

A Academia de Musica da Povoação passa ter agora uma direção privada e com autonomia própria que assegurará o funcionamento da instituição, numa gestão rigorosa de todos os recursos, bem adequados à realidade do Concelho. Esta direção apresenta, como diretora-geral, a professora Cristina Ventura, completando o restante corpo diretivo o professor Pedro Magalhães e o maestro Diogo Carvalho.

O Presidente da Câmara Carlos Ávila salientou na sua intervenção ser este de facto um dia histórico, porque se reabre uma das iniciativas mais interessantes e importantes do ponto de vista cultural que a Povoação tinha, reabrindo a Academia de Música de outra forma, por iniciativa da sociedade civil. “Abre por quem sabe, abre por pessoas que têm esta motivação mas também esta qualidade de saberem muito bem o que é a música e, neste sentido, predispõem-se a ensinar, a ensinar numa perspectiva de risco, porque de facto a gestão é privada, a iniciativa é privada, sendo que a Câmara Municipal contribuiu com o que tem, o edifício e os seus instrumentos”. Carlos Ávila realçou ainda que foi também interessante constatar que nesta reabertura encontravam-se na sala maestros, presidentes de juntas, músicos e pais de crianças que anseiam por formação musical, sendo extremamente importante esta constatação.


Relativamente à oferta lectiva, o ensino musical prevê desde Música na 1ª Infância, dos 3 aos 5 anos, passando pela Iniciação Musical, dos 6 aos 7 anos, e possibilitando ainda o aperfeiçoamento num determinado instrumento a partir dos 8 anos de idade. Os alunos inscritos poderão contar com as disciplinas de Formação Musical, Classe de Conjunto e de Instrumento ou Canto, com uma carga horária semanal de uma hora por disciplina. Estão ainda previstas um conjunto de iniciativas pontuais, como a realização de Master Classes ou Workshops.

A Academia funcionará no espaço da anterior Academia. Apesar de ser um lugar “antigo” é importante salientar que foi reabilitado criando-se assim as condições essenciais para a reabertura da mesma.

Os formados da Escola de Música da Sociedade Harmónica Furnense abrilhantaram com suas atuações a reabertura da Academia Musical da Povoação, que também contou com a honrosa presença da bem conhecida vocalista da Banda Portuguesa Lacre, a povoacense Carolina Vieira. Também ela foi formanda musical da Academia de música que agora reabre portas. A atuação desta já consagrada artista foi qualquer coisa de extraordinário e arrepiante, finalizando da melhor forma a reabertura da Academia Musical da Povoação.


Um Olhar Povoacense endereça muitos parabéns aos três obreiros desta brilhante iniciativa, professora Cristina Ventura, professor Pedro Magalhães e o maestro Diogo Carvalho




Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot