fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2015

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA MINISTRADO PELA FOTÓGRAFA SANDRA ROCHA EM PONTA DELGADA

A Associação Seniores de São Miguel, em parceria com a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, com o apoio do Teatro Micaelense e do Instituto Açoriano de Cultura, realiza um workshop de fotografia ministrado pela fotógrafa Sandra Rocha.

O workshop é destinado a fotógrafos, amantes da fotografia e da arte em geral, a quem deseja melhorar o seu olhar e saber mais sobre o que fazem e como fazem os fotógrafos autores. Os participantes, orientados por Sandra Rocha, vão visitar e comentar uma exposição de fotografia, ver e analisar micro-documentários com testemunhos dos melhores fotógrafos mundiais, falar das suas imagens e ouvir o que Sandra Rocha tem a dizer sobre elas.

Quando  

13 a 15 de Julho de 2015, das 18h às 21h

Onde

Teatro Micaelense, Largo S. João, 9500-106 Ponta Delgada

Plano de actividades

Dia 13

18h00 – 19h30 - Depois de uma apresentação do trabalho da autora, passagem pelos vários projetos realizados nos últimos anos, com maior incidência no processo do seu mais recente livro intitulado Anticyclone e do projeto em curso intitulado Portuguese Man- of- War.

19h30 – 21h00 - Visita às duas exposições de fotografia: A Calheta e Património Edificado em Risco na Cidade de Ponta Delgada, patentes no Teatro Micaelense.

Dia 14

18h00 – 19h30 - Conversa em torno da ideia de que a fotografia começa antes do acto fotográfico e que pode ser uma extensão do que somos e sentimos. Serão abordados autores como Nan Goldin, Sophie Calle, Araki, Richard Billingham, António Júlio Duarte, JH Engström, Sally Mann, Larry Sultan e Nicholas Nixon.

19h30 – 21h00 - Análise de autores que se servem do real e do documental enquanto veículo das suas temáticas de natureza pessoal, conceitos, ideias e posições artísticas (plásticas e formais) e ideológicas como Jeff Wall, John Baldessari, Wolgang Tillmans, Manuela Marques, Hiroshi Sugimoto e André Cepeda, no intuito de entender melhor de que forma a realidade que nos é exterior pode ser trabalhada e transformada dando corpo a narrativas interiores e pessoais.

Dia 15

18h00 – 21h00 - É fundamental saber selecionar as imagens pois a edição é o culminar de qualquer projeto. Neste dia, as diferentes soluções de edição serão comentadas consoante as imagens que forem apresentadas pelos participantes do workshop. Será ainda ao longo do portfolio review abordada a questão da materialização dos projetos e dos suportes finais para exposição e livro.

A visualização e análise das imagens dos participantes implica a apresentação do material em pen USB ou preferencialmente em papel fotográfico no formato 10 x 15.

Quem é a Sandra Rocha?

Sandra Rocha é uma fotógrafa dos Açores (Ilha Terceira), que vive em Paris. O seu trabalho fotográfico desenvolve-se em torno das relações e tensões que se organizam entre o ser humano e os quatro elementos que compõem o universo (terra, água, fogo e ar). As suas imagens são habitadas por mulheres jovens, animais únicos e paisagens estranhas. O universo onírico que ela nos oferece é a sua reflexão poética e misteriosa sobre a identidade, o território e as relações humanas de quem o ocupa.

As imagens de Sandra Rocha já foram publicadas no mundo inteiro e os seus projetos apresentados em diversas instituições e museus como a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa e Paris) e o Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Santander (Espanha). O seu trabalho está representado em várias coleções privadas e públicas, entre outras, Fundação EDP, BES Art, Arquipélago  -  Centro de Artes Contemporâneas (Açores),  Coleção  de Arte da Região da Cantábria
(Espanha) e Caixa Nova, Galiza (Espanha).

AFAA

www.afaa.pt (em construção)


Pagamento de inscrição

Associados da ASSM ou da AFAA – 30,00 €
Não associados – 45,00 €
NIB Banif - 0038 0000 3015195030 171

Link para inscrição: http://tiny.cc/6pm5yx

Certificados de participação

Todos os participantes receberão um certificado de participação, assinado pela fotógrafa Sandra Rocha e pela ASSM.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot