fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

CÂMARA DA POVOAÇÃO ASSINALA 176º ANIVERSÁRIO DO CONCELHO

A Câmara Municipal da Povoação assinala, a 3 de julho, o 176º Aniversário do Concelho da Povoação.

A Sessão Solene Comemorativa terá lugar, pelas 18 horas, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, onde serão agraciados com o título de Cidadão Honorário o Professor Doutor José Luís Vasconcelos Brandão da Luz e José Rebelo Mota, este último, a título póstumo.

José Luís Brandão da Luz é um distinto professor catedrático que esteve sempre ligado à sua terra, a Vila da Povoação, nos diferentes momentos da sua vida, tendo sido o responsável pela introdução e notas que compõem o livro “Quadros da Povoação – Álbum de Memórias da Minha Terra” de Luís Dinis, publicação recentemente apresentada.

O locutor e jornalista José Rebelo Mota foi também sempre um grande amigo da Povoação, peça-chave no processo de geminação entre as Vilas de Dartmouth e Povoação, uma irmandade que este ano está a comemorar as suas bodas de prata. Rebelo Mota foi igualmente uma personalidade que ficou conhecida por ser o grande rosto do famoso Canal dos Emigrantes “o Canal 20”, nos Estados Unidos da América.


De realçar que no âmbito dessa geminação, e já no ano 1996, a Câmara da Povoação doou a estátua “Spirit of the Immigrant” à Vila irmã de Dartmouth, com a intenção de homenagear os Povoacenses que, por força das circunstâncias, decidiram residir em Dartmouth, mas também em Fall River e New Bedford, como um gesto de gratidão por tudo quanto fizeram, ao longo dos anos, pelo município da Povoação.

Integradas nas comemorações dos 176 anos de elevação a Concelho, no dia 3 de julho decorrerá também, logo a seguir à Sessão Solene, a inauguração da escultura alegórica de homenagem ao Primeiro Povoador da ilha de São Miguel, um acontecimento que contará com a alocução de Carlos Melo Bento.

O trabalho escultórico foi executado por João Vitor Moniz.“ Ele conseguiu conceber uma escultura alegórica que será a memória do primeiro povoador que desembarcou na ilha de São Miguel, aqui na Povoação. Outras hão de surgir para marcar esta data histórica do nosso povoamento”, explicou Carlos Ávila.

Mais tarde, pelas 21h30, está programada uma Missa Brevis, na Igreja Matriz da Povoação, com a Sociedade Filarmónica Marcial Troféu e o Coro Vox Cordis.

O concerto terá uma duração prevista de 1h15, sem intervalo, com a Marcial Troféu e o Vox Cordis a dar sonoridade a esta composição, associando-se depois ao concerto o Coro Infantil Semicolcheias na interpretação de outras obras a apresentar.

MISSA BREVIS de Jacob de Haan é uma missa com 6 movimentos representativos do culto da Igreja Católica: Kyrie, Glória, Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei.

O seu compositor, de nacionalidade Holandesa, escreveu esta obra para Coro e Orquestra de Sopros, no âmbito das comemorações do milénio do nascimento do Papa Leão IX, no ano de 2002, em Eguishein, França. 

Fonte/Foto: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot