fazer um site gratis no aqui

sábado, 14 de fevereiro de 2015

TUNA POVOACENSE: A SAUDADE DE UMA SONORIDADE ÚNICA QUE NÃO SE ESQUECE

Hoje um Olhar Povoacense vem relembrar um grupo musical que durante muitos anos fez parte da nossa comunidade, a Tuna Povoacense.

Quem ainda se lembra da sua sonoridade única?

O fundador da Tuna Povoacense foi o Sr. Daniel Raposo Leite, enfermeiro durante muitos anos no nosso centro de saúde e, que a par com a dedicação à sua profissão, partilhava e ainda hoje partilha uma enorme paixão à música.

Foi com este distinto povoacense que no dia 9 de Novembro de 1992, teve inicio as aulas de bandolim com a presença de 6 alunos. Na mesma altura também se deu início às aulas de violão, orientadas pelo Sr. Rodrigo Leite.

A junta de freguesia de povoação teve a iniciativa de promover aulas de bandolim, o que foi uma grande ajuda na formação de novos jovens músicos locais. Assim formou-se a Tuna Povoacense e a sua primeira atuação ao público aconteceu a 31 de maio de 1993, na 2ª feira do Espirito Santo na Vila da Povoação, com 7 elementos.

Daniel Leite (fundador)
Rodrigo Leite (fundador)
Paulo Rodrigo
Miguel Leite
Dino Ventura
José Agostinho
Roberto Melo

De salientar que a Tuna Povoacense no ano de 1996 foi atuar aos E.U.A., numa viagem à cidade de Fall River a convite da organização do convívio do Concelho da Povoação, sendo o Sr. Daniel Leite homenageado pelos nossos emigrantes.

Seria de enorme importância que este grupo musical povoacense voltasse a ressurgir, que os elementos que dele fizeram parte se juntassem novamente a premiar-nos com o seu saber musical.

Também fizeram parte da Tuna Povoacense os seguintes elementos:


Herculano Araújo
Paula Campos
Délcia Ponte
António Camara
Joana Leite
Marco Ventura
Ricardo Amaral
Paulo Jorge Furtado
Luís Miguel Furtado
Daniel Leite (neto)
Aulédia Câmara

Infelizmente a Tuna Povoacense encerrou no ano de 2005, ficando assim mais pobre o nosso meio musical concelhio, por isso o seu ressurgimento seria muito importante, reforçaria a nossa cultura, a nossa fama de terra dos bons músicos, dos bons grupos.  

Algumas das musicas da TUNA Povoacense:

Gita à Riva
Dama Antiga
Concelho mais Lindo
O Brasileiro
Marcha Oriental
Serenata Tosselli
Olhos Negros
Flor de Outono
Rosa do Sul
Capri Ficher
Lisboa Antiga
Tango Italiano
J. Rita
Casa Tchock
Sole Mio
Madrugada
Primorosa
Valsa Denubio
Cheira a Lisboa
Hino do Emigrante

Sem comentários:

Enviar um comentário



 
Powered by Blogspot