fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 22 de fevereiro de 2015

MEMÓRIAS DE ANTIGAMENTE POR LUÍS JUNÍPERO / O CANDEEIRO A PETRÓLEO

Hoje apresentamos mais uma peça do museu do colecionador povoacense Luís Junípero, o candeeiro a petróleo, peça que foi ultrapassada com o aparecimento da energia elétrica.

Esta peça utilitária foi muito usada até meados do século passado nos meios rurais então bastante habitados e onde a energia eléctrica não passava de uma miragem.

Estes candeeiros que se compõem de “pé”, “cabeça” e “chaminé” apresentam por vezes formatos diferentes, havendo mesmo os que não têm pé, começando logo no depósito no qual existe uma argola em vidro por onde se pega. Ainda que o tamanho mais vulgar seja aquele que a foto principal apresenta, há maiores e mais pequenos. O vidro é normalmente transparente o que facilita ver o abastecimento que possui e o tamanho da torcida, também os há de cor, nomeadamente azuis, verdes e vermelhos.

Tanto o pé como a chaminé são de vidro e há variadíssimos motivos decorativos no pé, que inclui o depósito. As chaminés são praticamente iguais, com pequenas diferenças na parte superior.

Estes candeeiros vieram substituir as candeias de azeite e as pessoas sentiram uma grande diferença na iluminação das casas, já que trazê-los para a rua originava pela diferença de temperatura, a quebra da chaminé.

O borrão que formava a torcida tinha de ser frequentemente cortado para que existisse uma melhor luz e havendo a tarefa diária de limpar a chaminé que se tisnava com facilidade, principalmente se a torcida não estava limpa.

A melhor maneira de limpar a chaminé era fazê-lo com papel de jornal.

Além disso, a cabeça que é de metal devia ser limpa com frequência reluzindo o amarelo.

Após a chegada da eletricidade são arrumados nos armários para servirem apenas quando falte a luz e os poucos que ainda hoje existem têm essa função.

Aqui fica a apresentação de mais uma peça existente no museu do povoacense Luís Junípero.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot