fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

ALARGAMENTO DO RASTREIO DO CANCRO DO COLO RETAL A TODA A REGIÃO

O Secretário Regional da Saúde anunciou ontem, em Angra do Heroísmo, o alargamento do rastreio do cancro do colo retal a todas as ilhas dos Açores durante este ano de 2015.

Na data em que se assinala o Dia Mundial do Cancro, Luís Cabral, que falava na apresentação do Registo Oncológico Regional dos Açores, anunciou algumas medidas que a Secretaria Regional da Saúde, em parceria com o Centro de Oncologia dos Açores (COA), vai desenvolver no arquipélago.

Entre essas medidas, Luís Cabral anunciou que o rastreio do cancro do colo retal, desenvolvido em 2014 como projeto piloto na área de influência do Hospital da Horta e que teve um resultado muito positivo, será alargado a toda a Região em 2015.

"Este é mais um desafio superado, mais um desafio que o COA assumiu como realidade, como alguns outros, e que vai assumir e desenvolver no ano de 2015", afirmou o Secretário Regional da Saúde.

No âmbito da prevenção primária, tal como prevê o Plano Regional de Saúde 2014/2016, vai ser lançado um programa regional de prevenção e combate ao tabagismo, cujo ante-projeto já foi elaborado pelo COA.

"Há uma patologia do cancro na qual nós podemos ter uma intervenção de prevenção muito direta que é o cancro do pulmão, que tem vindo a ser o cancro de mais incidência na Região", frisou Luís Cabral.

O Secretário Regional registou com agrado estas iniciativas do Centro de Oncologia dos Açores, que considerou ser uma das "pedras basilares" do Serviço Regional de Saúde, por desenvolver atividades diárias na luta contra o cancro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot