fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

TRADIÇÃO DO BEIJA AO MENINO JESUS MANTEM-SE NA RIBEIRA QUENTE

É uma tradição antiga da freguesia da Ribeira Quente, onde o Menino Jesus é levado da Igreja de São Paulo a todas as casas da freguesia na época do Natal, contribuindo todas as famílias com uma esmola ao Menino Jesus.

Esta tradição surgiu com a necessidade de se comprar e restaurar a Casa Paroquial que a Paróquia ainda não possuía.

Em tempos de grande densidade populacional, chegou a existir dois grupos e dois Meninos, o do lado do Fogo em que predominava a “Moda do Menino” e o do lado da Ribeira que utilizava a “Moda dos Reis”.

Junto com o Menino Jesus que é transportado por um Leigo de opa vermelha, segue um grupo de músicos e cantadores locais, que em quadras tradicionais e repentistas dão as boas festas e bom ano e apresentam o Menino aos residentes.

O Menino Jesus este natal voltou a visitar todas as casas da Ribeira Quente acompanhado pelo grupo de tocadores e cantores locais, que foram entoando a melodia única em devoção ao Menino e ao som dos peculiares instrumentos musicais das violas da terra, guitarra portuguesa e violões, saindo da Igreja Paroquial de São Paulo no dia 28 de Dezembro visitando o lado do fogo e no dia 4 de Janeiro visitando o lado da Ribeira, recolhendo-se depois à Igreja.

É sem dúvida uma bonita tradição que permanece nesta freguesia piscatória do concelho da Povoação e que deve manter-se preservada com as gerações vindouras.

Por: Márcio Peixoto
Fotos gentilmente cedidas por Rafael Carvalho








Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot