fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

OPINIÃO: PROFESSOR DOUTOR PADRE OCTÁVIO DE MEDEIROS

Ventos com canções semeadas…

MUITOS E TODOS DO QUADRANTE DA POVOAÇÃO…

Acabo de ler, nos Meios de Comunicação Local: Um Olhar Povoacence e O Portal da Ilha, Ventos com canções semeadas...

1. HUGO ARAÚJO NA ORQUESTRA SINFÓNICA MUNDIAL

O jovem povoacense Hugo Araújo, é orgulho para todos os povoacense. Hugo Araújo encontra-se em Espanha, integrando a Orquestra Sinfónica Mundial JMJ. Natural da Lomba dos Pós, da Vila da Povoação, é filho de outro grande músico povoacense, Laurindo Araújo, e foi admitido a participar naquela Orquestra de nível internacional, sendo premiado depois de anos de dedicação à sua brilhante carreira musical. Hugo Araújo é o primeiro povoacense e açoriano a conseguir este feito, graças à sua abnegação no difícil e competitivo mundo da música clássica. Começou os estudos no trompete por influência do pai. Deu os primeiros passos com ele e, rapidamente, começou a desenvolver o seu gosto musical e a delinear objectivos. Para ele, todos os instrumentos de sopro são importantes em qualquer agrupamento musical. Todos têm a sua história, o seu valor. O importante é tocar com paixão e ter vontade em ser melhor todos os dias e acima de tudo, trabalhar arduamente para ultrapassar todas as dificuldades. Hugo Araújo foi maestro da Filarmónica Marcial Troféu da Povoação em 2010. Em 2011 concorreu à Escola Profissional de Música Metropolitana de Lisboa tendo seguido o curso profissional de trompete.

Não é nossa intenção apresentar o “curiculum vitae” deste ilustre povoacense”. O que nos interessa é dizer que aos povoacenses que, com ele, Estes Ventos trazem canções semeadas...

2. POVOACENSE RAQUEL JUNÍPERO RECEBE DIPLOMA DE MÉRITO

Integrada nas comemorações do 39º aniversário da Universidade dos Açores, foram entregues diplomas de mérito no quadro de honra daquela Universidade. Nesta sessão, foi atribuído o Diploma de Mérito à povoacense Raquel Junípero, pelo melhor desempenho, no ano lectivo de 2013/2014.

Tal como fez Um Olhar Povoacense e O Portal da Ilha, queremos saudar mais uma distinção de honra e felicitar a Premiada e a sua Família.

Estes Ventos trazem canções semeadas...

3. UNIVERSIDADE DO MINHO VISITA PROTÓTIPO INVENTADO POR DANIEL FREITAS

A Universidade do Minho poderá estar interessada no protótipo da cadeira de transposição do povoacense Daniel Freitas. José Mendes Machado, do Departamento de Engª Mecânica da Universidade do Minho, e Filomena Soares, do Departamento de Eletrónica Industrial, deslocaram-se à Povoação. O Presidente da Câmara, Carlos Ávila, recebeu os ilustres Professores da Universidade do Minho, os quais o informaram que esta cadeira poderá ser de grande utilidade para pessoas acamadas e com mobilidade reduzida. Foi em Novembro de 2012 que Daniel Freitas, Serralheiro de profissão, decidiu apresentar a sua invenção ao mundo, contando com o total apoio da Câmara Municipal da Povoação. O inventor já fez vários protótipos e diz que está perto do seu objectivo final, ou seja, “A cadeira foi pensada para retirar pessoas acamadas, de forma mais digna e confortável, de modo a que possam conviver com os seus familiares, vários momentos do dia-a-dia, como a altura das refeições, os convívios na sala”, etc. Daniel Feitas registou a patente da sua criação e já foi a um Congresso Internacional na Área da Reabilitação.

É mais um povoacense que nos trás: Ventos trazem canções semeadas...

4. CÂMARA DA POVOAÇÃO ABRE CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSASA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

A Câmara Municipal da Povoação deliberou continuar a atribuir bolsas de estudo para os jovens do Concelho da Povoação que estão a frequentar o Ensino Superior neste ano de 2015. O concurso vai decorrer entre os dias 12 e 30 do mês de Janeiro e abrange uma bolsa concedida entre os meses de Janeiro e Junho do corrente ano. Não será atribuída bolsa a estudantes que tenham rendimento de trabalho a tempo inteiro e que tenham mais de cinco anos de frequência no Ensino Superior. No ano passado foram investidos mais de 48 mil euros para a atribuição de 80 bolsas de estudo a jovens do município povoacense.

Apesar de considerar um pouco estranho só ser concedida entre os meses de Janeiro e Junho, Estes Ventos trazem canções semeadas...

Água Retorta, 27 de Janeiro de 2015
Pe. Octávio de Medeiros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot