fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

MAIS 696 JOVENS AÇORIANOS INICIARAM EM JANEIRO ESTÁGIOS AO ABRIGO DO PROGRAMA ESTAGIAR L E T

A segunda fase do Programa Estagiar L e T, que teve início neste mês de janeiro, admitiu 696 estagiários, 405 dos quais são licenciados e 291 são jovens titulares de um curso profissional.

Com o arranque desta fase, passam a ser 1.565 os jovens que se encontram atualmente em estágios ao abrigo deste programa, já que outros 969 jovens iniciaram os seus estágios na primeira fase, em outubro de 2014.

O Estagiar é um programa do Governo dos Açores que apoia os jovens açorianos no seu primeiro contacto com o mercado de trabalho, permitindo que concluam a sua formação académica e ou profissional com a realização de um estágio em empresas e entidades públicas ou privadas com a possibilidade de a sua duração se estender por 11 meses.

A duração do estágio para os jovens licenciados (Estagiar L) colocados nas ilhas de Santa Maria, Pico, Faial, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo pode ir até aos 23 meses.

Para o Vice-Presidente do Governo, “a grande adesão dos jovens ao programa Estagiar constitui uma prova inequívoca do seu êxito enquanto medida que representa para os jovens, por um prazo que pode ir até aos dois anos, um fator de segurança no período imediatamente a seguir à conclusão dos seus estudos”.

“Por outro lado, o programa traduz-se também num apoio importante à atividade das empresas nessas ilhas de menor dimensão populacional e num estímulo para a fixação dos jovens, que encontram mais e melhores motivos para apostarem no desenvolvimento das suas próprias comunidades”, acrescentou Sérgio Ávila.

“Este investimento, que representa, neste momento, um valor superior a oito milhões de euros, na execução destas duas fases do programa Estagiar L e T é, para o Governo dos Açores, um investimento na capacitação profissional dos nossos jovens, no seu futuro e na maior competitividade das empresas, tudo isso convergindo para a promoção do desenvolvimento da economia regional”, afirmou.

O Vice-Presidente do Governo salientou ainda que “este programa é complementado pelo Programa de Incentivo à Inserção do Estagiar, que permitiu já a contratação pelas empresas de mais de 420 jovens que nelas haviam estagiado, o que é, sob todos os pontos de vista, um balanço extremamente positivo.”

“Trata-se de dar continuidade ao apoio aos jovens na sua inserção no mundo do trabalho e, também, de dar mais apoio às empresas na contratação de recursos humanos qualificados, como são os jovens licenciados ou com formação profissional que completaram os seus estágios”, frisou Sérgio Ávila.

O Estagiar foi recentemente melhorado, nomeadamente com a alteração do limite de idade dos jovens destinatários, que passou de 28 para 30 anos, e a possibilidade de candidaturas de jovens detentores de pós-graduações que estejam dentro do limite do prazo estipulado nos requisitos da candidatura.

No sentido de reforçar a integração dos jovens estagiários no mercado de trabalho, as entidades promotoras que fizerem uso do direito de prorrogação dos estágios terão de efetuar um contrato de trabalho pelo período mínimo de seis meses com, pelo menos, 50 por cento do número total estagiários que iniciaram o projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot