fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 3 de janeiro de 2015

A VIOLA QUE NOS TOCA – 17 DE JANEIRO – TEATRO MICAELENSE

“A Viola que nos Toca” é um evento que procurará mostrar as várias vertentes da Viola de Dois Corações, do passado ao presente, mostrando ainda o que se faz na actualidade e apresentando momentos inéditos de conjugação da nossa Viola com outros instrumentos.

Desde o tocador solitário que a tangia, à soleira da porta, após um longo dia de trabalho; ao seu papel de impulsionadora no convívio e nos balhos que o povo dançava, hoje em dia e neste evento retratado pelos “Grupos Folclóricos”; passando ainda pelas tradições ao longo do ano onde a Viola tinha um papel de acompanhamento aos grupos de vozes que surgem pelo Natal, pelo Espírito Santo e tantas outras manifestações populares, e que neste evento recria a função da “Folia do Espírito Santo”.

A segunda parte do evento pretende mostrar o trabalho mais recente de valorização e de exploração das potencialidades harmónicas e melódicas da Viola, bem como os novos contextos de ligação com outros instrumentos abrindo novos mundos ao futuro da Viola. A novidade será ainda a projecção de imagens no decorrer dos momentos musicais, que ajudarão a contextualizar a Viola e, ainda, que trazem dinamismo e algumas surpresas ao evento.

O evento tem como convidados Ana Paula Andrade (Piano), Aníbal Raposo (Voz), Grupo Folclórico da Fajã de Baixo, Grupo de Foliões das Feteiras, Lázaro Raposo (Percussão), Musica Nostra e conta com Vasco Pernes na apresentação/narração do espectáculo.

A Associação de Juventude Viola da Terra pretende colocar este evento num cartaz anual, sendo que já tem ideias, grupos e formatos pensados para edições futuras que possam até vir a integrar músicos de outras ilhas. Esta primeira edição já foi pensada como o lançamento de um evento, mais um aliás da iniciativa desta Associação, que possa valorizar a Viola da Terra.

“A Viola que nos toca” é uma organização da Associação de Juventude Viola da Terra, com Direcção Musical de Rafael Carvalho, numa coprodução com o Teatro Micaelense, e conta com o apoio da Direcção Regional da Cultura.

O espectáculo decorre no sábado, dia 17 de Janeiro de 2015, pelas 21:30, no Teatro Micaelense. Os bilhetes já estão disponíveis na bilheteira do Teatro ou na bilheteira online.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot